Capacitação é voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade social
O IFPE Campus Vitória de Santo Antão lançou o edital do curso gratuito de Salgadeira, ofertado por meio do Programa Mulheres Mil, nesta quarta-feira (23). O curso é presencial, voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social, e oferece apoio financeiro para permanência das participantes.
As inscrições poderão ser realizadas no período de 5 a 11 de agosto de 2025.
Serão oferecidas 40 vagas para o curso de qualificação profissional, que é ofertado na modalidade Formação Inicial Continuada (FIC). A carga horária total de 160 horas, distribuídas dois módulos:
1) Módulo básico – com disciplinas como cidadania, relações de gênero, comunicação e educação financeira;
2) Módulo específico – com foco em panificação, manipulação de alimentos e técnicas de fabricação de salgados.
Quando serão as aulas?
As aulas do curso de Salgadeira serão realizadas no turno da tarde, às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 13h às 17h. O curso está previsto para começar no dia o dia 28 de agosto e terminar em 27 de novembro de 2025.
Como se inscrever?
As mulheres interessadas em fazer o curso podem se inscrever de forma presencial (no Campus Vitória) ou por e-mail. O prazo de inscrição vai de 5 a 11 de agosto.
- Inscrição presencial: Comparecer ao campus no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h;
- Inscrição por e-mail: Enviar a documentação em PDF para o endereço mulheresmil@vitoria.ifpe.edu.br. No assunto do e-mail, deve escrever: ESTUDANTE – Processo Seletivo.
As candidatas deverão preencher e enviar os seguintes documentos:
- Ficha de inscrição (Anexo II do edital);
- Autodeclaração de pertencimento ao perfil prioritário (Anexo III);
- Autodeclaração de escolaridade e/ou capacidade de aproveitamento mínima (Anexo IV);
- Questionário de Perfil Situacional
Quem pode participar?
Poderão participar mulheres com 16 anos ou mais, que se autodeclarem em situação de vulnerabilidade social, especialmente pertencentes a grupos como: trabalhadoras domésticas, assentadas, mulheres com deficiência, mães atípicas, mães lactantes, camponesas, mulheres trans, quilombolas, indígenas demais grupos originários, imigrantes e mulheres em situação de rua.
Benefícios e certificação
As estudantes selecionadas receberão ajuda de custo para alimentação e transporte, vinculada à frequência regular nas aulas. Para receber a certificação ao final do curso, será necessário ter pelo menos 75% de frequência e desempenho satisfatório.
Dúvidas podem ser encaminhadas para: mulheresmil@vitoria.ifpe.edu.br .