Prefeitura da Vitória inicia pré-matrículas da creche do Maués

A Prefeitura da Vitória iniciou, nesta segunda-feira (23/05), o processo de pré-matrícula do Centro Educacional Professora Eunice de Vasconcelos Xavier (CEMEI). A unidade, que será a primeira creche do município, fica localizada no bairro de São Vicente de Paulo (Maués) e atenderá 180 crianças. 

Nesta primeira fase, as vagas são destinadas ao público infantil a partir dos 2 anos, completos até 31 de março de 2022, e não superior a 4 anos, completos até 31 de março de 2023. Posteriormente, o espaço atenderá crianças de 0 a 5 anos de idade. Para realizar a pré-matrícula, que ocorre de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 16h, os responsáveis devem se dirigir até a Escola Municipal Assis Chateaubriand. Para ter direito às vagas, as crianças precisam atender critérios estabelecidos por edital. 

O início das atividades está prevista para o dia 8 de agosto. A inauguração do centro educacional é um marco para o município, como destaca o prefeito Paulo Roberto. “Essa a primeira creche da nossa cidade, o que representa um avanço não apenas para educação, mas para o desenvolvimento da cidade como um todo, porque proporciona um local seguro para que as mães deixem seus filhos para poder trabalhar. Assim, gera-se renda, ajudando também o funcionamento das indústrias e a economia local”, pontua. 

De acordo com o secretário de Educação, Carmelo Souza, o CEMEI é fruto de um trabalho transversal. “Contaremos com o apoio da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, que nos auxiliará para que possamos ofertar, além do acompanhamento pedagógico, atendimento clínico, um serviço nunca antes visto no nosso município”, acrescenta. 

O espaço foi construído com recursos do próprio município, totalizando um investimento de R$ 4.404, 045. A creche seguirá o modelo tipo 1 estabelecido pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). A próxima unidade a ser inaugurada será a do Lídia Queiroz, que já está sendo construída. A meta é que o município seja contemplado com 15 novas creches.

Foto: Lays Freitas/PCVSA
Categoria:Vitória de Santo Antão