Entenda mais sobre a mamografia com a doutora Márcia Pedrosa

Em alusão ao Dia Nacional da Mamografia e ao Dia do Mastologista, a doutora Márcia Pedrosa tirou dúvidas sobre o exame. As informações foram concedidas ao Pernambuco no Ar, na tarde desta sexta-feira (4). Márcia Pedrosa comentou sobre a importância da mamografia, como é feita e qual o intervalo de tempo em que é necessário fazê-la. Além de ter falado sobre a probabilidade dos homens desenvolver câncer de mama, o exame disponibilizado gratuitamente e o que pode ser feito para diminuir as chances de ter a doença.

A doutora Márcia Pedrosa enfatiza que a importância da mamografia está no fato de poder dar um diagnóstico precoce, aumentando a possibilidade de cura. "Faz com que a gente faça um diagnóstico precoce. Uma chance de cura maior pra essas pacientes e diminuir em até 30% a mortalidade", comentou.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame anualmente. A doutora Márcia explica que só deve ser feito antes dos 40 quando houver algum histórico familiar ou nódulos. Existe também mulheres que precisam fazer o exame a cada seis meses, mas em casos mais específicos. A doutora ainda detalhou como funciona o exame dizendo que a paciente é posicionada
numa máquina e é feito duas imagens de incidência pra o diagnóstico de nódulos, de microcalcificações ou alterações na mama. Estas podendo ser sugestivas de lesões benignas ou câncer.

Enquanto as mulheres têm 12% de chances de ter câncer de mama, os homens contam com 1%. Por esse motivo os homens só devem fazer a mamografia caso tenham alguma alteração. Para mulheres que não têm condições de pagar pelo exame, ele pode ser solicitado em postos de saúde. Onde se necessário, elas serão examinadas e encaminhadas para uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Caso seja preciso, são novamente encaminhadas para algum serviço de imagem da prefeitura ou para um hospital terciário e serão atendidas por um mastologista. Além disso, a prefeitura também disponibiliza caminhões que passam pelos bairros realizando o exame gratuitamente.

O câncer de mama tem maior probabilidade de acometer mulheres acima de 60 anos. Um diagnóstico precoce salva vidas e essa é a importância da mamografia. A doutora Márcia Pedrosa explica que fazer os exames de rastreamento e manter hábitos saudáveis são ótimas atitudes preventivas. Já que mulheres com sedentarismo e obesidade têm mais chances de desenvolver a doença ou de ter novamente. "Então o quanto antes você tiver mudança de estilo de vida com exercício físicos regulares e alimentação saudável menor risco de câncer de mama você vai ter", pontuou a doutora Márcia. 


Categoria:Vitória de Santo Antão

Deixe seu Comentário