Vitória deve suspender início das aulas presenciais anteriormente programadas para dia 3 de fevereiro

Devido ao aumento de infectados pelo Covid-19, as aulas presenciais programadas para o dia 3 de fevereiro em Vitória de Santo Antão, devem ser suspensas. Municípios como Paulista e Carpina ou até mesmo da região metropolitana já anunciaram a suspensão das atividades presenciais. Para falar sobre o tema, o Pernambuco no Ar conversou nesta quinta-feira (27), com o secretário municipal de educação de Vitória, o professor Carmelo Souza. O secretário comentou sobre a previsão do início das aulas, que serão anunciadas por meio de decreto do prefeito Paulo Roberto. Falou também acerca da situação do quadro de funcionários da prefeitura e reformas nas escolas.

Segundo Carmelo Souza, o prefeito deve anunciar até segunda-feira a retomada das aulas presenciais ou não. "O prefeito deverá tomar uma decisão, se não hoje ou sexta, no máximo na segunda-feira. Mas acredito que ainda hoje ele deve estar colocando um decreto". O secretário acredita que mesmo em meio à tantas perdas, foi possível dar conta de um ano letivo na modalidade remota. Para ele, o importante agora é planejar bastante e colocar em prática.

De acordo com o secretário, o Ministério Público cobra a data de volta às aulas para Vitória de Santo Antão. "Nós vamos voltar com muita responsabilidade. Não colocando em risco nem professor, nem a comunidade escolar, os estudantes. Vamos fomentar essa vacinação. É um trabalho de conscientização da necessidade", enfatizou Carmelo Souza.

O secretário municipal de educação explicou que hoje está difícil até mesmo conseguir ser atendido na própria prefeitura, "Em todos os setores nós temos um número grande de infectados que estão em casa". Sendo assim, a situação não seria diferente nas instituições de ensino. Segundo ele, caso as aulas presenciais não sejam possíveis, o ano letivo de 2022 será iniciado de forma remota.

Carmelo falou ainda das nove escolas que estão sendo reformadas na Zona Rural de Vitória e que serão entregues em fevereiro. "Nossa proposta é passar por todas as escolas, deixando todas numa condição digna de receber os nossos alunos. Infelizmente a burocracia e todo processo licitatório é muito complexo e demorado. E a gente não pode fazer tudo de uma só vez", comentou o secretário. Ele ainda lembra que mais três escolas estão em processo licitatório e que cada professor efetivo vai receber um computador no início do mês de fevereiro. As escolas ainda passaram por reforma na rede elétrica para receber 300 ar-condicionados, "A proposta do prefeito é climatizar a rede municipal de ensino", enfatizou o secretário Carmelo Souza. 


Categoria:Vitória de Santo Antão

Deixe seu Comentário