Sobrinho de Helena Caúla Reis, primeira desembargadora do TJPE, fala sobre morte da tia

Helena Caúla Reis, a primeira Desembargadora do Tribunal de Justiça em Pernambuco (TJPE), faleceu aos 81 anos no último domingo (23), por complicações causadas por um câncer no pulmão. O sobrinho da magistrada, o delegado Francisco Caúla, falou sobre o falecimento da tia e também comentou a respeito da sua trajetória. As informações foram dadas em entrevista ao Pernambuco no Ar, nesta segunda-feira (24).

Com muito orgulho ao lembrar da tia, Francisco Caúla recorda dos primeiros passos profissionais da doutora Helena. Ela que começou sua carreira no TJPE como datilógrafa com aproximadamente 18 anos, chegou a cursar odontologia, mas era realmente apaixonada pelo Direito.  Foi a primeira perita criminal de Pernambuco e a primeira diretora do hoje Instituto de Criminalística (IC).

Ela foi também a primeira Procuradora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco e a primeira Diretora (pro tempore) da Faculdade de Direito do Recife. "Isso é um orgulho pra gente. E partir daí abriu portas pra muitas mulheres também se dedicarem a servir o jurídico, que é tão nobre", enfatizou Francisco.

O sobrinho lembra também que a tia amava ensinar e que vários ex alunos o telefonaram pra prestar condolências. O Corpo de Helena Caúla Reis foi cremado no final da tarde do domingo em uma cerimônia no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana, e seguiu as restrições sanitárias vigentes.


Categoria:Pernambuco

Deixe seu Comentário