Advogada trabalhista fala sobre a síndrome do Esgotamento Profissional

Luma Gomes, advogada trabalhista do escritório Maciel Pinheiro, falou sobre a síndrome do Esgotamento Profissional na última segunda-feira (18). Na entrevista com o Pernambuco no Ar, Luma comentou sobre o que é a síndrome, também chamada de Síndrome de Burnout, como diagnósticar, benefícios e efeitos da quarentena.


Segundo a advogada, a Organização Mundial de Saúde (OMS), classificou a síndrome como um fenômeno ocupacional. "Ela está relacionada a um estresse crônico no ambiente de trabalho. Normalmente associado a pessoas que têm metas. Trabalho com muito estresse. Ou trabalhadores que têm mais de um emprego", explicou.

Luma frisou que é indispensável ir ao médico para o obter um diagnóstico. Não basta apenas que o funcionário esteja estressado ou cansado. Mas é preciso ir ao psicólogo ou um psiquiatra para se ter um parecer. Caso seja confirmado, os primeiros 15 dias de afastamento do trabalho são pagos pela empresa. Mas se passar desses período, o trabalhador deve entrar com um pedido no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pra receber o benefício. Deve ser levado todos os documentos como laudo e atestado para que o INSS marque uma perícia.

Em caso de negativa, tanto pela empresa como pelo INSS, o trabalhador deve procurar os serviços de um advogado trabalhista. Luma explica por fim que a quarentena pode agravar o esgotamento, já que se pode estar fazendo o trabalho de casa, por horas a mais e sem o intervalo adequado. 



Categoria:Pernambuco

Deixe seu Comentário