Emagrecimento: Entenda como o tratamento psicológico ajuda na perca de peso
Postado
11/01/2022 13H48
A psicóloga Laís Marinho, que faz parte do programa Peso Disciplinado, concedeu uma entrevista ao Pernambuco no Ar, e falou sobre o aspecto psicológico no processo de emagrecimento. O debate foi ao ar nesta terça-feira (11) e Laís tratou de como a psicologia pode contribuir para o emagrecimento. Também falou sobre compulsão alimentar, pensamentos sabotadores e o Peso Disciplinado. O programa que se baseia na individualidade de cada participante, é um sucesso em Pombos e Recife e agora está se estabilizando em Vitória de Santo Antão.
O Peso Disciplinado é um programa multidisciplinar que ajuda o paciente a manter o foco para ter um estilo de vida saudável. Ele age de forma individualizada, pois cada um possui um jeito de ser, uma história de vida. Conta com profissionais da fisioterapia, psicologia, nutrição e educação física. A psicóloga pontua que antes de tudo é necessário cuidar da mente para que o participante lide com seus possíveis problemas emocionais para assim poder começar a cuidar do corpo. E atenta para métodos de emagrecimento rápidos demais que eram tomados por seus pacientes. "Tentaram da forma como acharam que é o caminho mais fácil. E que esse caminho mais rápido vai ser o mais eficaz", pontua Laís.
A psicóloga ainda falou sobre a diferença entre o comer emocional e a compulsão alimentar, que são geralmente confundidos um com o outro. A compulsão é um transtorno alimentar que só pode ser identificado pelo psicólogo ou psiquiatra. Onde o paciente sente culpa e vergonha por comer excessivamente. Já o comer emocional é quando se utiliza da comida para neutralizar sentimentos, como tristeza, ansiedade etc. E no programa Peso Disciplinado os profissionais ajudam o paciente a lidar com problemas como ansiedade. Caso seja diagnosticado a compulsão alimentar, o participante será encaminhado para terapia. Já com relação aos pensamentos sabotadores, Laís explica que eles atrapalham planos e é justamente isso que é trabalhado com o paciente. Para que ele siga com o método da melhor forma possível.
Categoria:Vitória de Santo Antão